domingo, 31 de agosto de 2014

Lenda VIII - Bruxas

                                                                    Bruxas





Aproveitando o HALLOWEEN , uma invenção importada da América , vamos falar de Bruxas.

   Se um casal tinha sete filhas mulheres , sem interrupção ,  e sem nenhum filho homem de permeio , a sétima , com certeza , seria Bruxa . Para evitar que isso acontecesse , a irmã mais velha teria que batizar a recém-nascida.

  Uma lenda parecida explica a origem dos lobisomens , em uma família de sete rapazes , o sétimo , em noite de lua cheia , numa sexta-feira , virava lobisomem. As Bruxas eram retratadas como más , feias , nariz grande e arqueado , antipáticas , maldosas e perseguidoras . Inimigas do bom e do belo . O olhar torvo das Bruxas secavam as plantas e matava os animais , seu halito pestilento envenenava o ar e a comida . Tinham pacto com o Demônio e usavam os gatos , animais arredios e misteriosos , para espalhar seus feitiços. Geralmente eram canhotas , em muitos lugares do Brasil o Diabo é chamado de canhoto.

  Como nos livramos das Bruxas? Usando uma cabeça de alho-macho na bolsa ou dormindo com uma tesoura virgem e benta debaixo do travesseiro.

  Esta visão aterradora das Bruxas foi herança da idade média e da civilização Judaico-Cristã , que persiste até hoje no passado. As Bruxas eram mulheres sábias, cultuavam as ervas medicinais , que curavam doenças , eram sacerdotisas do bem. Uma verdadeira bruxa cuida da natureza , e de tudo ao seu redor . São contra maus atos , como a poluição . Na idade média foram perseguidas e mortas pela igreja Católica  , e acusadas de serem responsáveis pelo mal que acontecia às outras pessoas . Logo em seguida foram ridicularizadas pela Disney  , em O Mágico de Oz . Filme que mostra que a bruxa sempre poderá ser derrotada , que é fraca , feia , e má .

  Nos dias atuais ainda prevalece tal preconceito , mas as bruxas de hoje não são a sétima filha , e sim quem quiser seguir este caminho . Mas com auto dedicação , e  pureza de coração , investindo sempre no seu bem estar , no bem estar alheio , e sempre lutando contra os preconceitos da sociedade .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou das postagens ?